sábado, 27 de agosto de 2011

FISIOTERAPIA NA PSIQUIATRIA

       Fisioterapia é uma ciência que objetiva a prevenção, promoção e recuperar os sistemas funcionais e hoje no século XXI com uma visão holística do Ser Humano.
         A presença do profissional fisioterapeuta na equipe multidisciplinar do hospital psiquiátrico demonstra a qualidade humanista de atendimento a este Ser Humano.  Seu trabalho começa no acolhimento, pode ser inicialmente uma comunicação verbal ou não verbal e termina quando o paciente adquiriu autonomia, gesto e atinge o limite de independência.
          Técnicas possíveis de serem usadas. Cinésioterapia: Avaliação postural, mobilizações passivas, reeducação proprioceptiva, ginástica terapêutica, hidroterapia, eletroterapia, acupuntura, auriculoterapia e Yoga. Aqui optamos pela Sahaja Yoga por se tratar de uma técnica simples eficaz e pode ser praticado por qualquer pessoa independente da idade, sexo ou religão, o paciente pode continuar sua pratica após alta hospitalar.  Dentre os recursos temos ainda a Fisioterapia respiratória.
         O Transtorno depressivo recorrente representa o comprometimento parcial ou total das atividades do individuo, apresenta sinais como: deterioração da capacidade de se comunicar, redução da iniciativa, crescente isolamento e incapacidade de reagir (Carlos Eduardo Vidal, Antecipação e depressão 1994). A pessoa deprimida pode manifestar dificuldade de cumprir determinadas prescrições de exercícios, porque não consegue vislumbrar com os benefícios da atividade física. Por ex: apresenta comportamento típico: alega mal estar, indisposição, fraqueza muscular e pode ainda fingir executar o movimento, após abordagem do fisioterapeuta e que este paciente estiver adquirido autonomia passa a integrar o grupo de atividades com o educador físico.                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário