D |
e acordo com o professor, a primeira impressão que se tem, quando se fala nessas duas palavras, ciência e espiritualidade, é que são coisas incompatíveis. Hoje existe um novo paradigma onde configura-se a coexistência da ciência e a espiritualidade.
S |
e na Idade Média havia um paradigma religioso, por meio do qual as pessoas se orientavam e onde tudo era explicado pelas leis religiosas ou pela vontade divina, no Renascimento, uma verdadeira revolução, a partir de Newton e Galileu, sobretudo, transformou a maneira de ver o mundo, criando um novo paradigma, o científico, que ocupou o lugar do anterior, o religioso.
E |
ssa contingência histórica gerou esse consenso de oposição entre ciência e religião, porque foram os dois paradigmas que, durante séculos regeram o pensamento da humanidade, desde o início da Idade Média até o século XX. "O que eu queria chamar a atenção, é para o surgimento de um novo paradigma, baseado nas novas descobertas da física, apontando para a não contradição entre ciência e espiritualidade". A ciência abre caminhos à espiritualidade, como conseqüência das descobertas no âmbito da mecânica quântica, da astrofísica e da teoria da relatividade.
Eduardo Marino,
Professor titular de física da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Membro da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho Mundial da Meditação Sahaja Yoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário