sábado, 27 de agosto de 2011

FISIOTERAPIA NA PSIQUIATRIA

       Fisioterapia é uma ciência que objetiva a prevenção, promoção e recuperar os sistemas funcionais e hoje no século XXI com uma visão holística do Ser Humano.
         A presença do profissional fisioterapeuta na equipe multidisciplinar do hospital psiquiátrico demonstra a qualidade humanista de atendimento a este Ser Humano.  Seu trabalho começa no acolhimento, pode ser inicialmente uma comunicação verbal ou não verbal e termina quando o paciente adquiriu autonomia, gesto e atinge o limite de independência.
          Técnicas possíveis de serem usadas. Cinésioterapia: Avaliação postural, mobilizações passivas, reeducação proprioceptiva, ginástica terapêutica, hidroterapia, eletroterapia, acupuntura, auriculoterapia e Yoga. Aqui optamos pela Sahaja Yoga por se tratar de uma técnica simples eficaz e pode ser praticado por qualquer pessoa independente da idade, sexo ou religão, o paciente pode continuar sua pratica após alta hospitalar.  Dentre os recursos temos ainda a Fisioterapia respiratória.
         O Transtorno depressivo recorrente representa o comprometimento parcial ou total das atividades do individuo, apresenta sinais como: deterioração da capacidade de se comunicar, redução da iniciativa, crescente isolamento e incapacidade de reagir (Carlos Eduardo Vidal, Antecipação e depressão 1994). A pessoa deprimida pode manifestar dificuldade de cumprir determinadas prescrições de exercícios, porque não consegue vislumbrar com os benefícios da atividade física. Por ex: apresenta comportamento típico: alega mal estar, indisposição, fraqueza muscular e pode ainda fingir executar o movimento, após abordagem do fisioterapeuta e que este paciente estiver adquirido autonomia passa a integrar o grupo de atividades com o educador físico.                  

domingo, 14 de agosto de 2011

CIËNCIA E YOGA

CIËNCIA E YOGA

          Através das eras, vários sábios têm descrito sobre a existência, inter-relações, e à verdadeira natureza do Ser humano.  Os Purunas (textos sagrados remotos da índia) descrevem as varia eras as quais a humanidade vai passar e assim como todo mecanismo energético do qual controla e mantém a saúde física, mental, emocional e espiritual do Ser humano.
         Yoga é o mecanismo ao qual foi desenvolvido para proporcionar a saúde, mas e também a união com a energia que permeia o universo. A Sahaja Yoga tem produzido  resultado significativos e agora tornou-se objeto de estudo cientifico em varias partes do mundo pelos profissionais da área de saúde.
         O Dr. Ramesh Manocha da universidade de Sydney Australia realizou um  experimento com 178 pessoas, trabalhadores em período integral, com meditações da Sahaja Yoga durante 10 a 20 minutos duas vezes por dia por oito semanas. Os resultados demonstraram melhorias no humor em casos de depressão duas vezes maiores em comparação aos grupos praticando técnicas de relaxamento ou nenhuma técnica.
Artigo na integra: Link. http://www.smh.com.au/lifestyle/wellbeing/theres-nothing-to-it-and-science-agrees--meditation-works-20110711-1haqp.html

sábado, 13 de agosto de 2011

COEXISTËNCIA ENTRE A CIËNCIA E ESPIRITUALIDADE

D

e acordo com o professor, a primeira impressão que se tem, quando se fala nessas duas palavras, ciência e espiritualidade, é que são coisas incompatíveis.  Hoje existe um novo paradigma onde configura-se a coexistência da ciência e a espiritualidade.
S

e na Idade Média havia um paradigma religioso, por meio do qual as pessoas se orientavam e onde tudo era explicado pelas leis religiosas ou pela vontade divina, no Renascimento, uma verdadeira revolução, a partir de Newton e Galileu, sobretudo, transformou a maneira de ver o mundo, criando um novo paradigma, o científico, que ocupou o lugar do anterior, o religioso.
E

ssa contingência histórica gerou esse consenso de oposição entre ciência e religião, porque foram os dois paradigmas que, durante séculos regeram o pensamento da humanidade, desde o início da Idade Média até o século XX. "O que eu queria chamar a atenção, é para o surgimento de um novo paradigma, baseado nas novas descobertas da física, apontando para a não contradição entre ciência e espiritualidade". A ciência abre caminhos à espiritualidade, como conseqüência das descobertas no âmbito da mecânica quântica, da astrofísica e da teoria da relatividade.
Eduardo Marino,
Professor titular de física da Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Membro da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho Mundial da Meditação Sahaja Yoga